30 julho, 2008

A Bola

Abaixo entrevista com a Fabiana Beltrame, direto de Pequim, com exclusividade para este blog
Favor copiar esta poesia para o word, centralizar e usar fonte 10 para ela ficar no formato adequado.
A Bola
João Lenjob

A
Bola
Tempo
Os tempos
Os resultados
Tempo redondo
Ou tempo resposta
Todo tempo existente
Este com toda utilidade,
Poeticamente tem utilidade,
Nem talvez escrevendo versos
Mas talvez desenhando palavras.
Até o gasto muito bem, ou tento,crio
Mas nem sempre consigo o que quero,
Se bem que a arte final fica muito bacana
E pena que nem tudo que se planeja dá certo
Porque eu queria mesmo, uma bola, um círculo
E eu juro que tentei muito, realizar aqui este sonho
Que fosse bela, só com versos, palavras, numa poesia,
Para mim seria um processo, expressivamente, es-cultural
Nem interessa para ninguém no mundo, sua real necessidade
Só a vitória e a glória de querer escrever uma bola, ou desenhar
Que fosse muito redonda e que brilhasse todos os olhos do mundo
Se eu consigo escrever o amor, o sentimento, achei que fosse bem fácil
E escrever foi fácil, usar o sentimento e o amor também, mas a tal bola não
Podia ser de volei, futebol, basquete, tênis, de boliche ou de qualquer esporte,
Uma esportiva, como as que encontramos, torcendo frente aos ecos de campeão
Ou podia ser de gude, de sabão, um balão, uma lua cheia abóbora ou de imaginação,
Podia ser de fisioterapia e circo, da retina, íris, do desenho, pintura ou qualquer criação,
Sonhei anos redondos com esta bola tão grande circulando dentro do meu pobre coração
Queria uma bola pra eu brincar com ela ou para sonhar ou apreciar rolando tamanha emoção
E queria mostrar pra todo mundo como fazer uma bola bem feita, apreciável e querida por todos,

Para amar e sorrir e chorar comovido com tamanha dedicação, mas não tendo sucesso, só triangulei.

Adquira um exemplar de meu livro "O Cavalo Livre de Tróia" entrando em contato com contatolivredetroia@yahoo.com.br ou visitando a Livraria Travessa em qualquer lugar do Brasil.
Hoje no Blog
Pessoas, todos bem? Bom, esta poesias é muito engraçada. Ninguém acredita no final dela. Nem parece que ela termina assim pelo conteúdo da própria. da. A foto eu tirei da casa de minha Tia Bete Carneiro. Pessoa adorável, a famosa fazendinha do Anchieta aqui em Belo Horizonte. Espero que gostem. Até mais e abraços!!


Aniversariantes do Dia: Úrsula, belíssima e amiga muito gente fina, pertencente ao projeto Mulheres de Lenjob, com todo o orgulho.
Fabiana Beltrame - Em Pequim
A remadora Fabiana Beltrame, que sempre prestigiou e deu força a este portal me deu com exclusividade uma pequena entrevista, direto de Pequim, onde está no momento para os Jogos Olímpicos de 2008. Há alguns meses, eu recebi a mesma, em Belo Horizonte, acompanhada do namorado e também remador, Gibran Cunha e tive o privilégio de conhecer e ser anfitrião, passear com duas pessoas muito maiores que os conhecidos atletas que são. São dois seres éticos, educados, sinceros, inteligentes e muito harmoniosos. Para mim foi de total valia. A remadora acompanha com freqüência o blog, portanto, se pintar alguma dúvida, contate-me ou deixe aqui sua mensagem que certamente ela responderá por mensagem mesmo ou me enviará para postar aqui. Espero que gostem e Fabiana!! Sua vitória começou no seu coração, que já é Ouro. Lembre-se, o que vier agora é lucro.


Quantos anos você tem de carreira?

Vai fazer 11 anos em outubro que comecei a remar.


Quando você percebeu que o remo era mais que um lazer e sim uma profissão?

Profissão mesmo, só veio a ser quando eu me mudei para o Rio e comecei a receber uma boa ajuda de custo do Vasco, por que antes disso eu remava por amor mesmo. Mas percebi que queria seguir carreira, quando venci o meu primeiro brasileiro em 1999.


Qual a dificuldade encontrada em mudar de estado para prosseguir carreira?

E muito difícil mudar de estado, deixar sua família e seus amigos, mas foi uma decisão que tinha que ser tomada se eu quisesse continuar a remar, por que tinha acabado de me formar em Educação Física e teria que dar um rumo pra minha vida profissional. Ainda sinto muita falta de casa, mas tenho o Gibran que me apóia muito e faz passar um pouco essa saudade.



Qual foi o melhor momento da carreira?

O momento mais marcante da minha carreira foi a conquista da vaga para Atenas. Como fui a primeira a representar o pais, foi um acontecimento que ficou na historia do esporte e até hoje sou lembrada por causa disso.


O que é pra você ser a primeira remadora brasileira a ir para os jogos olímpicos??

E um orgulho muito grande pra mim, como já havia falado acima, ter marcado meu nome na historia do esporte.

O que é competir em Pequim? É especial e diferente?

A organização em Pequim esta sensacional. Me surpreendi muito. Tanto a Vila quanto o local de competição estão demais. Também me surpreendi com os chineses que fazem tudo para nos agradar. Acho que competir aqui vai ser muito bom, por que já estou me sentindo muito a vontade.

O blog é mineiro, né?? Como foi a visita a Minas? E a companhia??

Ahhh! Adorei Minas e pretendo voltar com mais calma, pra conhecer melhor todos os lugares e os mineiros que são tudo de bom. A companhia nem se fala, sempre fazendo tudo pra nos agradar. Só tenho que agradecer!!!

O blog é literário, não é?? O que gosta de ler?? Quais são seus livros e autores prediletos??

Eu gosto muito de ler. Leio de tudo, mas gosto muito de romances e biografias. Gosto muito do Jose Saramago, mas tem muitos outros autores sensacionais.


Dê um recado a um artista ou um atleta que esteja tendo dificuldade ao iniciar a carreira.

Primeiro de tudo, você tem que amar o que faz e se dedicar de corpo e alma a isso, com muita disciplina, garra, determinação, trabalho e fé!




As competições com Remo terão início dia 09 de agosto. Fiquem atentos e todos juntos com Fabiana. Ela rema de lá e nós daqui.

A melhor alternativa de prestigiar a maior Remadora da História do Brasil, através de meu blog, é entrando em sua comunidade no Orkut, clicando AQUI. O Remo e o Esporte brasileiros agradecem e a minha poesia também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário