09 outubro, 2008

Intercâmbio - Thiago


ENCONTRO AGUARDADO
(Saudades de Fernando Sabino)

As velas tremulavam simbolicamente para uma nova vida que chegava. No dia de seu aniversário, renasce, em outra dimensão. É recebido por cantos de vozes conhecidas:

- ...muitos anos de vida!
- Mas vocês são malucos! Eu acabo de não ter mais vida e vocês me desejam mais anos de vida! Acabou gente!
- Fernando, Fernando... você chegou agora à vida eterna. Ela existe, está vendo?
- São vocês!!!

Um abraço conseguiu agarrar os três amigos que antes haviam ido.
- Otto, Paulo, Hélio. Que saudades eu tinha "docês".
- Tinha, agora nada vai nos separar de novo! - Disse um deles - aqui não tem este problema não. A gente pode caminhar e caminhar que a gente encontra quem quiser.
- Claro, quem já veio para cá, né? - Diz outro amigo.
- E disseram que a gente era os quatro do apocalipse, mas isso aqui está parecendo mais com o céu!
- Mas não acredito, pude encontrar vocês mesmo. Sabe, não podia ir vê-los no cemitério.
- Até porque a gente não conseguiria te ouvir direito.
- Uhahahahahaha. Música!

Alegre risada dos quatro mineiros, antecederam uns acordes de Jazz. Como nos bons tempos e sem nenhuma pieguice. Sabiam que era questão de tempo, era só esperar que em breve estariam a reviver suas conversas.

- Posso tocar uma bateria um pouquinho? John Coltrane e Charlie Parker estão ali! Olha, olha Miles Davis!
- Vai atrapalhar nossa conversa, depois você pode tocar à vontade porque não incomodará ninguém. O máximo que poderá causar é uma suspeição de trovão lá em baixo. Venha, você terá tempo depois para ver muita gente - convida-o Paulo Mendes Campos - hoje a festa é sua, de qualquer jeito ia ser: ou lá em baixo ou lá aqui em cima. Doze de outubro te persegue, meu "véio".
- E morreu uma criança mesmo! - Diz Hélio Pellegrino - está com a mesma cara rapaz. - Já servia o whisky para o recém-chegado.
- Bom, - Otto Lara Rezende agiliza - sei que aqui o tempo não é igual ao de lá de baixo, mas andemos logo para mostrar o todo pessoal que esperou por Fernando.

Não muitos nestes primeiros contatos com "céu". Obviamente os mais amigos haviam de recebê-lo! Abriu-se uma sala maior e o bolo foi para esta sala. Parece assim ser festejada a chegada de alguém lá no outro plano.
Rubem Braga e Stanislaw Ponte Preta, foram os primeiros que se aproximaram. Braga fumava, agora, sem nenhuma culpa. Stanislaw, sempre alegre, falou-lhe:

-Estamos no céu, amigo. Ele existe, sim. Só que nadar não poderá mais senão no ar mesmo.
- Sempre de bom humor, hein? Aqui que deve ser o samba do crioulo doido mesmo. Todos aqueles personagens históricos vieram para cá?
- Claro, - responde Braga - mas os mais próximos, aqueles que você amou e que te amaram, você encontrará com mais freqüência.
- Fernando, Fernando, ô Fernando! - Era Vinícius de Moraes - Estava para te falar amigo mineiro, desde que vim para cá. Viu ali na entrada? John Coltrane e Charlie Parker, não sei se você gostava deles tanto assim, mas é o melhor do Jazz.
- Eu vi, Vinícius, daqui a pouco dou minha "palhinha". Mas e cadê a mulherada? Cadê?
- Serve a gente aqui?

Em coro perguntaram e vieram abraçar-lhe e lhe beijar, Clarice Lispector, Cecília Meirelles e Raquel de Queiroz.

- Fala com gente do nordeste não?
- Graciliano Ramos! Que festa isso aqui, sô! Tanta gente boa!
- Não repare, - disse outra voz enquanto Fernando e o velho Graça se cumprimentavam - no primeiro dia é sempre esta festa, depois melhora.

Era Carlos Drummond de Andrade. O outro de Andrade, o Mário também chegava a eles.
- Confesso que saudades tinha eu de nossas cartas, ainda mais de você!!! Para cá vim antes dos dois. Com Carlito, já me pus suficientemente atualizado, agora, vamos ver se nós, meu eternamente jovem escritor, possamos divagar mais sobre aquilo tudo, já que algumas certezas nós vemos quando aqui chegamos!
- Só não digo que morro de felicidade justamente por já ter feito isso.

Esses e mais alguns amigos ilustres somente para Fernando estavam dando as boas-vindas! Até uma galinha tentou alçar vôo.
-É a Fernanda, Fernando. - Disse um quando o viu assustado.

Reencontra-se com os três amigos e estes lhe chamam para ver alguém.
-Fernando, diante de todos estes, sei que o mais te espera é aquele lá!
- Vai ficar aí parado? Depois volta para festa.

Domingos Sabino, seu pai. Abraçam-se com emoção claro, mas sem muitas lágrimas não por falta de afeto, mas por saber que este reencontro é eterno.
- Olha só pai, fiquei mais velho que o Senhor, quase. Viu minha vida lá embaixo?
- Filho, vi tua vida o tempo suficiente. Quando aqui cheguei, aguardei-te ansiosamente para que me contes tudo que fizeste! Devo-te uns conselhos!
Abraçam-se novamente.
Assim parece que foi a recepção de Fernando Sabino no céu. Creio não poder ser mais diferente disto.

A cidade das almas está cheia de alegria. Na cidade dos homens ficou um vazio.

Adeus Fernando Sabino, tratarei bem de suas obras e tentarei usar tudo que aprendi de seu estilo. Seus admiradores manterão a Literatura Viva!

Pessoas, todos bem? Bom, no Intercâmbio de hoje o Thiago Quintella, um dos escritores mais inteligentes que conheci. Este cara é um exemplo de cultura, arte e esporte. Ele simplesmente sabe de tudo. Tenho o maior orgulho de ser um amigo pessoal dele e aprendo muito com isso. Posso aindar dar por aqui o meu aval de certeza que ele será um escritor exemplar e quiça das academias. Espero que gostem do texto que ele fez e pediu que fosse publicado hoje em homenagem ao nobre Fernando Sabino que completa dois anos longe.

Sofia, comentarista do blog ontem. Estou disposto a debater com você todas as críticas recebidas, mas farei se você se apresentar. Coragem pra falar você teve, não é?? Eu tenho para escrever o que eu gosto diariamente e ainda para chamá-la publicamente para expor nossas idéias do jeito que você gosta: pra todo mundo ler (para quem não sabe, uma pessoa utilizou como coringa o nome da Sofia para me criticar na comemoração do blog nos comentários feitos em situação). E mais uma coisnha: meu livro nunca ficou na geladeira. Para que tenha ciência: vivo dele... tá bom assim?

Por outro lado. É muito bom agradecer aos grandes amigos.

Parabéns Eline, belíssima e talentosa atriz de Beloris!! Parabéns Cláudia Romero!! Repetindo: belíssima e talentosa atriz de Beloriz!! Felicidades e quebrem a perna!!! Merda!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário