16 setembro, 2008

Tropical

Tropical
João Lenjob

Tupi, guarani, carandaí e catapora
"Farro-potiguar" na ilha de Marajó
Meninas gerais, na terra do rei gerais
Canudada sim, Maracanã e Morumbi
Se eu tenho cor, só tenho verde e amarelo
Canário, arara, manga e caju, jabuticaba
Floresta maior, de pantanal, onça-pintada
Mata lá do mar, de litoral e peixe-boi
Onde encontrar, o carnaval, azul-vermelho
E vou pro Pará, de frevo e samba, eu vou
E vou de bumbá, de mantiqueira, Bahia
E de cacique encontrar com Iara no rio gigante
Molhado de tanto Tupã.

Mas guarapari, sucuri, banana, carioca
Emboaba até no velho chico, acarajé
No sol horizonte e imensidão vira-mar
Bandeirante céu, de escalada e mato-grosso
Se eu tenho cor, só tenho o verde e amarelo
Periquito, papagaio, pipa, feijoada e futebol
Pico da bandeira, arroiô, chuí, tambaba
"Florispa", tamanduá, boto-rosa, cachaça
Onde encontrar a bossa e som do morro
Eu vou pra Goiás, de sertão à Copacabana
Eu vou de barca, plantando bananeira, Amapá
E de cangaceiro encontrar com Iara na cachoeira
Molhado de tanto Tupã.

A foto foi a escolhida para acompanhar os versos que hoje, inclusive, musiquei. Eu acho que é um susto para todos que só conhecem o lado romântico que tenho. Está aí uma obra totalmente diferente, com poucos verbos e muitos substantivos. Algumas expressões foram feitas propositalmente como juntar os dois "Rio Grandes" brasileiros no "farro-potiguar" e também flores com Floripa em "florispa". Bom, a imagem que escolhi faz parte do acervo que fiz em viagem à Nova Era como podem ver clicando AQUI.

Parabéns super especial para Arthur Araújo, grande amigo de Nova Era, companheiro e atleticano sempre. Felicidadee sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário