29 janeiro, 2009

Intercambio - Christiano e Este Coração - Participação: Andreza Nazareth

Urubu – Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim
E esse é pra mim o disco mais tocante de Tom, nele – como em nenhum outro – há a junção perfeita do tudo Jobiniano: erudito e popular, romântico e ecológico, denso e extremamente poético. Numa data muito distante em que ficava fuçando os discos de pai enquanto fazia tarefa ou lia revistas em quadrinho, esse e um Caymmi (suas canções praieiras), de forma indelével, marcaram minha alma.
Urubu/Jereba continua voando, cada dia mais é uma descoberta nova, uma nova paz e sensação do que há para melhorar, do que é para crescer – a música no que ela pode trazer de melhor.
È o Tom ecológico com aquele arranjo que coloca junto berimbaus, cantos de pássaros diferentes, aquela letra tão fabulosa e Rosiana, a orquestra; e tudo misturado, compondo a forma perfeita. Aquilo eu via, aquilo era/é/será sempre atávico em mim, como se eu estivesse ali também. Bicho do mato cheio de percepções e sensações.
A densidade da relação amorosa, com aquela voz arrastada, aquele arranjo meio cinza, sensação de peso no ar. Depois o seguir da correnteza, dando recomeço às coisas.
È a volatização da presença física, transporte inefável a outras dimensões existenciais, profundamente líricas em mim. Saudade do Brasil, Valsa do inefável.
Na frente, o Urubu, guardião dos dois mistérios (céu e chão, vida e morte ), vigiando austero as coisas vãs.
Na contracapa, o texto magnífico que, corre aí nos regatos, nas termais, no sussurrar dos bichos, dizem, virou até epígrafe de tese......
Isso tudo e mais o que não sei explicar é “Urubu” para mim.
Obrigado Tom.

Deste Coração
João Lenjob

Eu já passei por mais de mil corações
Já fiz, poemas, poesias, melodias, canções
E tanto ornamentei,
Eu já enfeitei
Mas todas as flores murcharam por falta de amor.

Eu já distribui sentimento por mil corações
Posso falar dos sentimentos e das paixões
Eu já organizei,
Eu já chorei
Mas pareceu pouco por que sabia que não tinha amor.

Agora encontrei um coração que vou morar
E nem preciso dele enfeitar
Este coração, que hoje é meu
É o lar que majestosamente me satisfez
Eu já decidi
É aqui que eu vou ficar
É este coração é o meu lugar
Sinto dele um pedaço de mim.

Quem quiser adquirir um exemplar do meu livro, favor enviar um e-mail para contatolivredetroia@yahoo.com.br.

Pessoas, todos bem?? Peço mil perdões a todos que passam aqui para ver meus textos por não ter correspondido esta semana. Eu falo de coração que não esta semana eu não tinha a menor condição de escrever e nem de trabalhar aqui no blog pelos motivos pessoais citados previamente, que paulatinamente vem se resolvendo. Mas, agora de volta, ataco bacana com um texto perfeito do grande amigo Branco (Christiano Araujo), que botou de vez dois pés de Nova Era no blog ao escrever uma crônica sobre Urubu, o que para ele é um dos melhores discos do Tom Jobim. Quem volta também para dar mais alegria ao blog é a artista Andreza Nazareth, mais segura e talentosa do que nunca. Bom demais!!! Que Deus salve a arte!!! Mando um beijão hoje para minha querida e belíssima amiga paulista Karina Dias.

Parabéns para Ana Luisa Araújo, para o Hallisson de Nova Era e para minha bela amiga Patty! Parabéns para minha inesquecível amiga Marielle, que encanta o nordeste hoje, para Fernanda Dinz, sumida amiga de tantos anos e para colega Alê Quites. Estamos quites Alê?? Parabéns para Igor daqui de Beagá a pra Lucas de Nova Era. Parabéns para a querida amiga Antonia, namorada do grande Serginho. Parabéns Renatinha Drummond, de Nova Era, para o grande atleticano Diego Felizardo, para minha doce amiga e vizinha Juli e para a inesquecível Fernanda Almeida. Quero deixar aqui meus votos de felicidades também para três pessoas que por descuido, passaram batido no meu blog, que foram os primos Renato Costa, Danielle e Luciana Carneiro Sucesso pra todo mundo!!!

Sugestões

Literarias: para Francisco (Cris Guerra - Vide Histórico Abaixo); Dez Faces - Antologia (Vários - Incluindo Marcelo Doalbela, prefaciador de meu blog); Tim - Vale Tudo (Nelson Motta); A Caravela dos Insensatos (Paulo Novaes); Crônica de Um Amor Louco (Bukowsky); Sagarana (Guimarães Rosa).
* Todos li recentemente ou estão na cabeceira.


De João Lenjob para Cris Guerra:
Querida Cris, tudo bem? Bom; há muito eu não via um trabalho que falava do amor de forma tão completa. O ‘para Francisco’ consegue atingir todo o sistema venoso de qualquer leitor. Eu particularmente, senti o amor como se eu fosse uma mãe ou um pai, estando somente na qualidade de filho. Você conseguiu abordar de forma esplêndida os valores, intuitivos ou não, de todos os que participaram de sua vida, como se sentisse por eles. Isso fez com que eu me descobrisse muito na sua escrita. Como pessoa, por exemplo, quando citava a sua avó, cujo convivio foi semelhante ao meu, inclusive por suas peripecias. A minha costumava tapar os buracos do passeio, frente a sua janela, pelo simples prazer de ver as pessoas caírem. Encontrei-me novamente quando citava do ser mãe, desde você à sua bisavó. Recordei-me imediatamente de quando morava no Rio e de folga passando uns dias em Nova Era, ao ir me repousar, encontrei com minha mãe sentada à minha cabeceira dizendo que ia me ver dormir para matar a saudade.
Como escritor, parece que você até me promoveu, pois hoje é raro alguém ter coragem de escrever sobre o amor e suas vertentes. Divina ou curiosamente, você é igualzinha a uma personagem do meu livro (que um dia saberá) chamada Cecília e Guilherme com Valter. A vida que passaram e o que criaram, como se conquistaram e tudo. A forma como você detalha algumas situações pós eu tenho em poesia que fiz dela pra ele. Só que para provar que o valor divino é incomparável com o humano, você teve um Francisco e a Cecília não. As demais características são muito parecidas. Você ficará perplexa e eu escrevi este trecho de meu livro em 2003.
Pasmo, também fiquei com Guilherme. Um cavalheiro digno como os da Távola do Arthur. Não existe por aí. Acredito que sonho para qualquer mulher e exemplo para qualquer outro homem. Por tudo que citou dele, entrei num ‘set de filmagens’ aqui no pensamento e vi nele um Roberto Bennini em ‘A Vida é Bela’. Vi no amor de vocês também um pouco de Romeu e Julieta ou John e Yoko, dentre outros. Você conseguiu enriquecer sua vida real com o mais sinceros dos amores, o verdadeiro. E, soube expressar de forma nobre e primaveril como é bom e necessário vivê-lo. O ‘para Francisco’ é uma obra prima, que mexeu comigo e me fez sentir até inveja por não ter vivido um amor assim e também na atenção esperançosa de um dia encontrar. Seus trocadilhos poéticos me certificaram disso.
Depois de finalizada a leitura, pensei, repensei e até “trepensei”. Fiquei horas refletindo e até escrevi para a Trapiches dando uma síntese do que eu sentia. A resposta foi imediata e em tom relevante e expressivo de curiosidade. Queriam ler já.
Vou fechando por aqui, legando, na maior certeza, como homem, escritor e amigo a palavra de que “se existiu um homem com tamanho caráter, sensibilidade, carinho e companheirismo como o Guilherme, certamente para que ele fosse feliz, teria que encontrar alguém à altura dele, para que ele pudesse compartilhar todos os anseios, desejos, características, ou seja: a vida. E, para que isso se realizasse: você teve que passar pela vida dele”. Eu diria que não foi ele quem passou e sim você, para que ele cumprisse seu dever aqui na Terra e lhe deixasse de presente a mais divina das lembranças, o Francisco. Agora você pode montar um novo diário, com um furinho no meio e reunir a vida do Francisco para que um dia a gente desfrute do ‘para Guilherme’. Parabéns por mais uma vitoria!!!!


Resposta De Cris Guerra para João Lenjob:
Querido, que alegria ler tudo isso. Quanta sinceridade e sensibilidade. Quantas coisas lindas você me disse. Obrigada, obrigada, obrigada. Qualquer coisa que eu diga aqui vai ser aquém do que significou para mim. Você é de uma generosidade sem igual.
Beijos e beijos.

Para todos que não sabem, o que está em jogo acima é correspondência referente ao livro "para Francisco" recém-lançado pela colega Cris Guerra, desta capa abaixo. Vale a pena ler. Quem tiver interesse em comprá-lo, é só clicar
AQUI. Musicais: Mário e Banda (para residentes em Nova Era, Itabira e demais cidades do Aço - vide Foto abaixo em show de Rock e MPB em pleno carnaval novaerense - Bonim, Mário, Paulinho e o público local).




Minhas Comunidades no Orkut

João Lenjob

Meu Livro O Cavalo Livre de Tróia

Projeto Mulheres de Lenjob


Outras Fotos

Adriano Souza – Aniversário –2008

Arthur Araújo – Colação de Grau – 2007

Arthur Araújo – Baile – 2007

Atlético x Cruzeiro –2007

Atlético x Juventude – 2007

Bruno Lage – Aniversário – 2007

Bruno Nastrini – Aniversário – 2007

Camila Souza – Aniversário (O Pau Quebrou) – 2007

Camila Souza – Aniversário (O Pau Quebrou II) – 2007

Camila e Mariana Souza – Aniversário – 2007

Carnaval em Nova Era – 2006

Copacabana – Reveillon – 2006

Cris Guerra – Lançamento do Livro para Francisco – 2008

Cristiana - Aniversário - 2008

Danielle e Almério – Casamento – 2006

I Encontro Marcado - 2008

Fabiana Beltrane e Gibran Cunha – Visita a Minas – 2007 – Em Breve

Fernando Costa – Baile – 2007

Geninho - Aniversário - 2008

Helena Carneiro – Aniversário – 2008

Izabela Siqueira – Baile – 2006

João Lenjob – Aniversário – 2008

João Lenjob – Lançamento do Livro O Cavalo Livre de Tróia – 2006

João Lenjob – Lançamento do Livro O Cavalo Livre de Tróia no Seven Bar I – 2006

João Lenjob – Lançamento do Livro O Cavalo Livre de Tróia no Seven Bar II – 2006

João Lenjob – Lançamento do Livro O Cavalo Livre de Tróia em Nova Era – 2006

Jorge Pires – Formatura – 2007

Júlia e Arthur Nastrini – Aniversário – Em Breve

Juliana e Neto – Casamento – 2006

Júnia e Rodrigo – Casamento – 2008

Juquinha – Aniversário – 2006

Juquinha – Aniversário – 2008

Juquinha – Churrasco Faculdade – 2007

Kiko e Carol – Casamento – 2006

Marcelo Boró e Cláudia – Casamento – 2007

Márcio e Maira – Churrasco – 2008

Michelle - Aniversário - 2008

Natal no Ora Bolas em Nova Era – 2006

Natália - Super Fim de Semana - 2008

Orminda Carneiro – Aniversário – 2008

Poliana Araújo – Aniversário – 2008

Rolling Stones - A Big Band Tour Nova Era – 2006

Rosane Souza – Aniversário – 2007

Seven Bar – 2007

Sexta a Lá Rara - Belo Horizonte - 2007

Sylvia Soares – Casamento – 2006

Toninho Horta e Beto Lopes – Show do Conservatório – 2006

Viagem Belo Horizonte Nova Era - Ida de trem e Volta de Carro – 2008

Vitor Carneiro – Aniversário – 2007

Zé Carlos Andrade – Aniversário – 2008

Ir para o Versos e Traços
Ir para o Intercambio
Ir para o Francis Fotos Beltrão

Página Inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário