14 abril, 2010

Na Estrada, Desequilibrado, Mesmo Que Seja Só, De Mais Precisa e Palavras Bonitas (1.105)

"Falar do João - Lenjob - é falar de um homem apaixonado pela vida, pelo futebol, pela sua querida Nova Era e principalmente pela arte de brincar com palavras.
" - Lívia Machado, Jornalista
.
Com Luiz e Joana - em casa - Belo Horizonte - 2.010

Na Estrada
João Lenjob

Senti logo a tua tristeza
E o teu jeito estranho de conversar
O medo de me entristecer
E a sincridade do teu olhar.

Senti duas novas descobertas
A minha por não te conhecer
A tua por não saber quem sou
E também quem és.

Da tua tristeza eu dividia um sentimento
Mss da tua alegria não quero compartilhar
E novamente na estrada boto o pé
Portando apenas o meu jeito de ter fé.


Desequilibrado
João Lenjob

Bebo você na madrugada
E todo o suco do seu amor
Bebo para ficar embreafado
O corpo completamente tonto
Com o sentimento desequilibrado
E a minha sede que não tem mais fim
Sede de sua pele e seus poucos pelos
O seu rosto e seus cabelos
Em seu corpo todos os meus apelos
Eu bebo e no seu licor mergulho
Por que eu te amo.


Por favor todo mundo. Esta ao meu lado, a Belle Soares, é socia aqui no blog há muito tempo. Já apareceu em varias fotos comigo e amanhã estará participando de uma eleição no Mais Você, da Ana Maria Braga a partir de 08h, na Globo. O pedido é meu para que votem nela. Ela é linda, carismática, educada e uma das estrelas do Nordeste quando o assunto é Violino, tanto que ela vai fazer um arranjo em breve com uma música minha. Estão vendo a nossa amizade? Quem puder fazer isso por mim, faça clicando
AQUI. Abaixo mais poemas. Só interrompi para fazer este pedido.

Mesmo Que Seja Só
João Lenjob

Fiz-te a melhor mulher
E trouxe a aleria de sonhar
Dei-te o céu que era o mundo
E ele ficou só teu
Dei-te todo o amor que eu conheci
E até que fiquei sem
Mas o sonho ainda tenho
E um dia ainda irás me querer
Sobretudo não sei se ter
E prometo o amor eterno
Mas não tenho o juramento da vida
Antetudo quero é ser feliz
Mesmo que seja só
Mesmo que seja sem amor.


De Mais Precisa
João Lenjob

E eu que dei meu colo quando quis
Já não precisa
Um amor maior que todo o céu
Já não precisa
Se quis ver a estima aumentar
Se sentir querida em qualquer lugar
O sentimento verdadeiro dispensou
E será feliz
Com as futicilidades vai se saciar
De mais precisa
Com a vida sem amor vai se acostumar
De mais precisa.


Palavras Bonitas
João Lenjob

Vou-me embora
Mas não sei pra onde
Vou por aí
Talvez a rua
Quiça um bar
Buscar o amor
Beber em paz
E tocar um violão
Vou buscar a alegria
Estar em bem com a solidão
Abraçar a vida
Dar as mãos pro mundo
E sorrir pro céu
Vou em busca dos olhares
Também dos sorrisos sinceros
Sempre com palavras bonitas
Para não perder a poesia.



Pessoas, todos bem? Bom, aí estão mais CINCO POEMAS inéditos meus e todos falando da tristeza. Espero que gostem.
Quem quiser participar, como a minha querida amiga Josiane, com o texto sobre a minha foto, é só enviar para o email lenjob@gmail.com.
Parabéns a todos os aniversariantes do mês de Abril!! Felicidades Poéticas!!
No Recordar é Viver Poeticamente esta semana o maior músico brasileiro de todos os tempos, pelo menos na minha opinião, Antônio (Tom) Brasileiro de Almeida Jobim.



E para quem está na capital carioca, estive conversando com o grande ator Anselmo Vasconcelos e combinado, acordei de auxiliar na divulgação de sua Oficina de Atuação, que acontece segunda às 18h, no Alfa Barra Clube, Condominio Alfa Barra, na Barra da Tijuca. Grande abraço Anselmo! Conte sempre com este espaço aqui.

A minha querida amiga carioca Ana Cristina Campagnoli está produzindo a peça que divulgo aqui hoje. Ela, de uma costumeira gentileza, generosamente me convidou para assistir, mas a distancia não foi muito grata, embora também não ingrata porque o Rio é uma capital super perto de Belo Horizonte. Mas deixa pra outra oportunidade. O espetáculo ficará em cartaz praticamente em todos os meses de abril e maio, no Teatro Vanucci, Shopping Gávea, lá pertinho da Lagoa e do Hipódromo, facinho de localizar e se chama Vale Coxinha. Podem ir, ok?

Falei da encantadora Beatriz França acima e aqui novamente veiculo o seu trabalho junto às talentosas e conceituadas atrizes mineiras Ana Haddad, Brisa Marques, Mariana Maioline e Renata Cabral que gravaram o video, que pode visto clicandoAQUI num edital de Residencia Artística no Jaca Arte e aqui deixo disponível para a apreciação de todos. Trata-se de um processo artístico sobre as costureiras do Jardim Canadá, aqui na região metropolitana de Belo Horizonte, em interface com o mito de Penépole de Ulisses. É interessante e acho sim que vale a pena dar uma verificada. Ponto pra arte mais uma vez.


A minha amiga Liliane de Paula é uma das organizadoras do CINEfoot - Festival de Filmes de Futebol, que terá suas inscrições abertas até o dia 06 de abril e
é o primeiro festival de cinema do Brasil com abordagens conceitual e curatorial completamente exclusivas sobre a maior paixão nacional: o futebol. O festival alia a emoção do futebol à magia do cinema, levando às telas imagens que ocupam o imaginário dos brasileiros e que inspiram inúmeras gerações. O CINEfoot será realizado de 27 a 30 de maio de 2010, no Rio de Janeiro, exibindo curtas e longas metragens nacionais. Consulte o regulamento em www.cinefoot.org e escale o seu filme nesta verdadeira seleção brasileira.


Um dos grandes destaques em Belo Horizonte, o meu primo e D.J. Pimpim, estará na Casa de Campo em Coronel Fabriciano, lá no Vale do Aço, apresentando seu trabalho. Eu que conheço bem, pois já o contratei já assisti diversas vezes seu trabalho aconselho a todos na região que compareçam. Ele mescla todos os estilos musicais, fazendo do eletrônico um todo e não tão objetivo como habitualmente se vê. Cara de cultura, conhece bem as mais variadas mesclagens e vertentes musicais. De fato, podem ver que eu aconselho. O evento Primeira Balada de Boate acontecerá no dia 15 do próximo mês. Mais informações é só clicar no folder lateral.

A Fernanda Botelho e o Cadinho Batista são grandes amigos, inteligentes e talentosos e que estão coordenando este trabalho da Canastra Real em Nova Era, levando o melhor do Teatro Mineiro pra lá. O projeto é interessante e peço de coração a todos os novaerenses que prestigiem porque eu, que fui na maioria destas peças ao lado, posso legar de coração que todos são de ponta, artistas de primeira e cito a Aninha Gusmão, que é amiga minha há anos e vai estreiar este projeto em Nova Era ao lado do amigo Cadinho em Vigaristas. Importante lembrar que é de graça e o Automóvel Clube é super confortável. Possivelmente eu irei a minha estimada terra, Nova Era acompanhá-los e me orgulhar por ambas as partes, claro! Toda a agenda cultural em Nova Era está no folder ao lado, como também o apoio.

Esta camisa ao lado foi feita com o intuito de divulgar a camisa que une o Atlético Mineiro aos atleticanos da cidade de Nova Era. Eu quero agradecer ao primo Zé Roberto pelo presente e aqui retribuir com este catálogo feito com a amiga e modelo Renata. Quem quiser adquirir a "camisa personalizada", procure o Zé Roberto no Magazim São José em Nova Era ou entre em contato comigo aqui em Belo Horizonte, através do e-mail joaolenjob@terra.com.br.


A Andreza Nazareth, minha socia no projeto e na revista Versos e Traços abriu junto à amiga Carolina Bottura este Espaço Cultural belíssimo, em Belo Horizonte, a Pimenteria, conforme fotos laterais. Visitem, conheçam, apreciem as obras e a iniciativa. A Andreza foi uma grande surpresa na minha vida. Ambos nascidos em Juiz de Fora e sobretudo, eu crescendo em Nova Era e ela em Ouro Branco, fomos sorteados pela arte em Belo Horizonte num cruzamento fantástico do destino. Pronto! A parceria estava feita.
Começamos a trabalhar juntos e fizemos muito. Eu entendia muito bem a obra dela e ela a minha que conseguimos casar versos com traços. Da minha parte a imensa dedicação e da dela, na minha opinião uma intensa sabedoria e intensos conhecimento e talento. Era de se esperar que esta artista plástica se tornasse uma das maiores do ramo em Belo Horizonte, quiçá de Minas, do Brasil, o que na minha opinião é. Além do mais tem sua visão apurada conseguindo compreender música, poesia, dentre outras frentes. Saber que a doce colega está num projeto tão belo como este apimentado de qual falo, é para mim um motivo expressivo de orgulho. Eu tenho a absoluta certeza que a ideia é fantástica e o programa muito bom.
Voltando ao histórico, depois de anos trabalhando juntos fomos convidados pela Valéria Zoppello, a fazer parte da Revista da Uol Mulher ao Volante e indo e vindo e indo e vindo e vindo e indo, acabamos elaborando a nossa revista aqui em Minas, que por alguns acidentes do destino ainda não teve a sua estreia, mas que em breve será marca futurista na cultura mineira, porque dependendo de mim, da Andreza, de profissionais como Mima Carfer, Alexandre Canuto, Beto e Maurinho Nastácia, Suéllen Ogando, Pedro Pizelli, Rosinha Antuña, Ana Letícia Procópio e cia ltda, não tem como dar errado. Vamos apimentar!!!

Novamente, divulgamos aqui o trabalho da Canastra Real, dos amigos Cadinho e Fernanda Botelho, mas desta vez com um Espetáculo Infantil, a ser realizado no Teatro Marília, que é ali quase no Centro, pertinho do Hospital da Clínica, em frente ao Insitituto de Educação, super próximo à Afonso Pena com Guajajaras. O Pipoca & Batatinha: Quando Um Não Quer, Dois Não Brigam tem preços populares e muito baratos se os ingressos forem comprados nos Postos da Sinparc-Mercado das Flores (em horario comercial). Mais detalhes no folder ao lado. Novamente garanto e avalizo todo e qualquer trabalho desenvolvido pelos dois, tanto que prossigo divulgando em Nova Era e faço votos para o sucesso do programa deles em minha estimada, querida e eterna terra, Nova Era.

O grande amigo Hubberth, que trabalhou um tempo comigo, é também artista, cantor da cidade de Lagoa Santa, praticamente radicado em Belo Horizonte, vai se apresentar junto a sua Banda Mandiga numa das melhores casas noturnas de Belo Horizonte e que gosto muito, muito mesmo. Se der, estarei na Obra, lá na Savassi, quase na Getúlio Vargas para prestigiar. A Apresentação será quarta, dia 14, às 22h e vale a pena, viu?? Já ouvi a banda e gostei muito e estou certo que gostarão também.
Informo que o primeiro criterio que abono num artista é o seu caráter. Com a criatividade dá pra se ver o talento e se o mesmo terá o sucesso como consequencia, mas sem ética, profissionalismo, respeito com o espectador ou apreciador, nada vai pra frente e não tem dom que salve. Por isso falo aqui, de coração, do Hubberth, que é vocalista do grupo em pauta.

A minha doce amiga Ana John já virou socia aqui do blog. Praticamente toda semana ela está presente aqui. Tenho certeza que vai chegar uma hora que seus fãs e acompanhadores irão ao meu blog só pra ver o que ela tem pela frente.
Isso porque trata-se de uma pessoa que além do respeito com o próximo e da beleza, encanto e carisma, tem por consequencia a atenção e o companheirismo com todos nós, artistas ou não. Gosto de graça desta belíssima moça.
O seu próximo evento, o Sonique, ao lado de seus bailarinos acontecerá dia 16 de abril, sexta, às 21h com mais atrações, no Sonique Bar, lá na Rua Bela Cintra, 461. Mais informações ou detalhes no folder ao lado ou no http://www.anajohn.com.br. Mas vale a pena conferir
, porque a D.J. é elemento puro de sucesso na carreira. Tem formação musical e conhecimento da técnica que usa. Trabalha não só o elemento música como também perfomance ou afins. É uma super artista multi-midia, coisa do mundo atual, talento do futuro.


PRESENTE DE ANIVERSARIO - ASSISTAM!!
video
Obra da talentosíssima Cacau, de Carangola


Recordar é Viver Poeticamente
video


Aproveitando a ocasião, abaixo um video que minha irmã Cristiana ganhou de presente quando completava mais um ano. Espero que gostem do presente da Cacau.
video

3 comentários:

  1. Joãozinho,
    Comentar o que você eacreve requer muita sensibilidade. Afinal seus poemas me tocam profundamente e revelam o seu talento.
    Adorei desequilibrado.Você,cada vez,está mais inspirado, revelando, assim sua alma de poeta.
    Parabéns!
    Maristela Carneiro

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em conhecer a obra de um poeta que se preocupa muito além de "imitar a vida", mas, acima de tudo, com a existência humana, com o velho " Tupy or not tupy, that is the question, do grande Oswald...Parabéns......amei todos os poemas ,mas em especial o "Juliana", é claro.
    abraço,

    Juliana Lima- Letras - UFAL

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Obrigadíssima pela visita!
    Estou por aqui passeando pela sua casa, deparando-me com muita coisa boa, tanto escrita como estética!

    Vou segui-lo para voltar mais vezes!

    B.E.I.J.O.S

    ResponderExcluir