06 abril, 2010

Mais Tuas Pétalas, Exatidão, Final Feliz, Entrando Entrando, Escadaria e A Valsa das Flores (1.071)

"Canto Um: Estado Novo não é eterno, e, nestes tempos está o
João - Lenjob - de novo para criar um novo estado novo. Canto dois, três... Viva Valter, Cecília! Viva o João! Viva o novo estado." Francisco de Souza - Médico
.
Com Marcelo Carrusca e Lívia Gaudencio - Baile dos Artistas - 2.010

Mais Tuas Pétalas
João Lenjob

Ah esta presença eu tanto quero
E que mais que um simples dicionario
Se eu possuísse todos os versos
E se fosse eu o teu universo
Ah as flores não caem mais do céu
E o chão não ladrilha mais tuas pétalas
Sim, está nublando o sentimento
E todas as cores vão se envelhecendo
Ah porque a vida é tão curta?
Eu queria mais apreciar-te
Eu tenho todo tempo do mundo
Mas parece que não tenho o teu mundo
Ah queria eu a tua vida
E se fosse ela inteira, prazenteira
Ah que culpa tenho se te amo?
E minha vida anda necessidada.

Exatidão
João Lenjob

Dizes gostar de mim
Talvez mais do que queres
Mas menos do que desejas
Gostas me deixando inseguro
Fazendo de mim pessoa misturada
Fazes que me entende
Entendes que te escrevo
E tu quem escreves o que traduzo
Sobretudo de um turbilhão de dores
E um mundo repleto de amores
Que não queres sabendo que tens
Ou que tens sabendo que não queres
Sinto-me confuso
E sei que assim não estais
Tua precisão me tortura
E minha exatidão não existe mais.


Final Feliz
João Lenjob

E mais uma vez encenastes
Eras a protagonista
O sonho era pra ser bonito
Portanto, fosses a dor tão grande
A vontade de acordar era muita
Não precisava dormir assim
Curioso era a tua enorme beleza
De não fluir nos tempos
Mas eu acredito em volta
Assim como um belo conto de fadas
Para que o amor se valorize
E enfim naquele sonho intenso
Edificando um final feliz.


Entrando, Entrando
João Lenjob

É vestida de luar
E portando a emoção
Ornamentada de estrelas
Todas as flores, com cores
Dizendo vir do coração
É enfeitada de mar
É ilustre dedicação
É formatada de cometas
E todos os sabores, odores
E olhar fascinação
Que ela chega
Sem medo, licença
Mansinho, entrando, entrando
E ficando, sentindo a dona do lar
Deixando a força crescer
Para embora não ir.


Escadaria
João Lenjob

E no topo
Que não chego
Lá avisto o seu amor
Me puxando, me chamando
Me aclamando: por favor
O amor está sozinho
E é longe, muito longe
Subo a escadaria
Não termino de galgar
Mas a minha gana é muita
Meu desejo bem maior
O seu amor é o que quero
E que tento com fervor.


A Valsa das Flores
João Lenjob

Eis que surge uma flor. Não uma qualquer, mas uma que alem das suaves, serenas e alves pétalas, tem toda a intensidade do brilho em sua doce e generosa plenitude. Flores não se escolhe. Simplesmente acontece dela brotar no peito. Isto quando num imenso jardim com tantas belas flores, repara-se uma modelada ao extremo ou quiçá, sem limite. Aquela que sorri diferente aos olhares alheios ou ao especial de um só e que quando balança nos ventos, faz lembrar uma dança, uma valsa das flores ou a valsa da flor e de seu jardineiro. Este, delicado e cuidados, nesta, representado na primeira pessoa. De fato não é uma historia qualquer.
Depois de anos cuidando do imenso jardim de minha casa, vi nascer uma branca e branda rosa com todo o efeito da gentileza. Claro!! Quis levar para dançar comigo, mas no entanto tentei cuidar dela ali mesmo, meio as suas tantas amigas e companheiras, regando de carinho, ternura e zelo. Esta rosa branca, muito notoria por minha nartureza, desde o principio, quando enfim brotou também em meu pensamento, a senti irradiando sobre os efeitos dos meus desejos. Uma simplicidade digna e coerente tanto, que a minha admiração se tornou divina. Criançona, brincalhona, sorridente ou não, eu estava sempre ali a querer mais e mais dela. Queria aquela rosa só para mim.
A vida não é sempre o que se espera e, entretanto, a flor nunca conseguiu entender o que sentia a respeito de seu maior jardineiro. Aquele mesmo da primeira pessoa que cuidava com afeto e podava sua tristeza. A vida se tornou inconsequente e seus principios irracionais. O destino ficou sem dono. A alegria deixada pela nobre flor perdia o efeito nos cotidianos de seus ramos e o encanto do jardineiro, digamos que, poderia não ter sido dos mais expressivos.
Enfim, enquanto o tempo passa, as flores vão e jardineiros também deixando as palavras, oriundas dos labios do orador para o precioso vegetal muso, soltas. Com isso, chega somente o sonho e não se sabe se com o mesmo poeta, nem com a mesma poesia.




Pessoas, todos bem? Mantendo!!! Cinco poemas e desta vez uma pequena crônica ao mais viniciano dos estilos. Espero que gostem.
Quem quiser participar, como o querido amigo Chico, com o texto sobre a minha foto, é só enviar para o email lenjob@gmail.com e eu?
No Recordar é Viver Poeticamente esta semana um dos maiores comediantes brasileiros de todos os tempos. O mineiro Trapalhão Zacarias que está logo abaixo. Eta saudade sô!!!



E para quem está na capital carioca, estive conversando com o grande ator Anselmo Vasconcelos e combinado, acordei de auxiliar na divulgação de sua Oficina de Atuação, que acontece segunda às 18h, no Alfa Barra Clube, Condominio Alfa Barra, na Barra da Tijuca. Grande abraço Anselmo! Conte sempre com este espaço aqui.


A minha amiga aqui da capital mineira Isabela Santos é cantora, formada bacharel e mestra. Aqui à direita folder com a apresentação de Serie de Compositores Brasileiros, na voz do Coro Madrigale. O evento será dia 07, próxima quarta-feira, na Fundação de Educação Artística, na Rua Gonçalves Dias, 320, ali no Bairro Funcionarios, quase na Afonso Pena, pouco depois do cruzamento com a Getúlio Vargas. Facinho de entrar. Os ingressos estarão a venda no local. As moças do grupo não são as cantoras do Radio, mas no dia marcado elas vão cantar e encantar o público somente com músicas brasileiras. Tendo a oportunidade, compareçam e preservem a nossa cultura. Mais informações no blog da propria Isabela, http://isabelacantora.blogspot.com.

A minha querida amiga carioca Ana Cristina Campagnoli está produzindo a peça que divulgo aqui hoje. Ela, de uma costumeira gentileza, generosamente me convidou para assistir, mas a distancia não foi muito grata, embora também não ingrata porque o Rio é uma capital super perto de Belo Horizonte. Mas deixa pra outra oportunidade. O espetáculo ficará em cartaz praticamente em todos os meses de abril e maio, no Teatro Vanucci, Shopping Gávea, lá pertinho da Lagoa e do Hipódromo, facinho de localizar e se chama Vale Coxinha. Podem ir, ok?

Quem também começou a divulgar aqui o seu trabalho foi uma das mais belas atrizes e profissionais do Teatro de Belo Horizonte. A minha querida amiga Beatriz França é também muito reconhecida pelo talento que tem. O trabalho ao lado corresponde a uma obra de Marcelo Xavier e ficará em cartaz em Belo Horizonte na semana que vem, nos dias 10 e 11 de abril, no Teatro Dom Silvério, ali no São Pedro, às 16h. Lembrando que o espetáculo, chamado O Folclore do Mestre André é produzido pela Companhia Candongas e com preços super populares. Não é pra perder. Mais informações no http://www.ciacandongas.com.br.



Falei da encantadora Beatriz França acima e aqui novamente veiculo o seu trabalho junto às talentosas e conceituadas atrizes mineiras Ana Haddad, Brisa Marques, Mariana Maioline e Renata Cabral que gravaram o video, que pode visto clicandoAQUI num edital de Residencia Artística no Jaca Arte e aqui deixo disponível para a apreciação de todos. Trata-se de um processo artístico sobre as costureiras do Jardim Canadá, aqui na região metropolitana de Belo Horizonte, em interface com o mito de Penépole de Ulisses. É interessante e acho sim que vale a pena dar uma verificada. Ponto pra arte mais uma vez.


A minha amiga Liliane de Paula é uma das organizadoras do CINEfoot - Festival de Filmes de Futebol, que terá suas inscrições abertas até o dia 06 de abril e
é o primeiro festival de cinema do Brasil com abordagens conceitual e curatorial completamente exclusivas sobre a maior paixão nacional: o futebol. O festival alia a emoção do futebol à magia do cinema, levando às telas imagens que ocupam o imaginário dos brasileiros e que inspiram inúmeras gerações. O CINEfoot será realizado de 27 a 30 de maio de 2010, no Rio de Janeiro, exibindo curtas e longas metragens nacionais. Consulte o regulamento em www.cinefoot.org e escale o seu filme nesta verdadeira seleção brasileira.

Um dos grandes destaques em Belo Horizonte, o meu primo e D.J. Pimpim, estará na Casa de Campo em Coronel Fabriciano, lá no Vale do Aço, apresentando seu trabalho. Eu que conheço bem, pois já o contratei já assisti diversas vezes seu trabalho aconselho a todos na região que compareçam. Ele mescla todos os estilos musicais, fazendo do eletrônico um todo e não tão objetivo como habitualmente se vê. Cara de cultura, conhece bem as mais variadas mesclagens e vertentes musicais. De fato, podem ver que eu aconselho. O evento Primeira Balada de Boate acontecerá no dia 15 do próximo mês. Mais informações é só clicar no folder lateral.

Recordar é Viver Poeticamente
video


Parabéns aos aniversariantes de março!! Felicidades poéticas!!!
Aproveitando a ocasião, abaixo um video que minha irmã Cristiana ganhou de presente quando completava mais um ano. Espero que gostem do presente da Cacau.
video


Pimenteria
A Andreza Nazareth, minha socia no projeto e na revista Versos e Traços abriu junto à amiga Carolina Bottura este Espaço Cultural belíssimo, em Belo Horizonte. Visitem, conheçam, apreciem as obras e a iniciativa. Abaixo fotos. Vamos apimentar!!!






Nova Era Galo
Esta camisa abaixo foi feita com o intuito de divulgar a camisa que une o Atlético Mineiro aos atleticanos da cidade de Nova Era. Eu quero agradecer ao primo Zé Roberto pelo presente e aqui retribuir com este catálogo feito com a amiga e modelo Renata. Quem quiser adquirir a "camisa personalizada", procure o Zé Roberto no Magazim São José em Nova Era ou entre em contato comigo aqui em Belo Horizonte, através do e-mail joaolenjob@terra.com.br.

Ester Campos
video

Agora, além da participação aqui no blog da Nanda, tem também da ESTER CAMPOS, cantora daqui de Belo Horizonte, que está, aos poucos, atingindo seu espaço cultural no espaço nacional dos grandes. Esta linda, doce e generosa amiga, que sempre me atendeu com uma atenção especial e carinhosa, vai gravar uma canção composta por mim, que em breve postarei aqui. Neste video ela canta "Visíveis a Olhos Nus" e mandou muito bem. Vocês poderão conhecer em breve nas lojas o seu disco 'Contornos'. Se vocês estão aí curiosos com a impressão de já terem a visto, não estão errados. A bela dama faz parte do elenco da Banda do Faustão e para conhecer mais ainda do seu tão talentoso trabalho, entrem AQUI. Obrigado Ester!! Espero que tudo dê certo pra você e pra gente.

A juizdeforense Nanda Cavalcante é uma das maiores cantoras do Brasil hoje. Falo isso com toda certeza do mundo. Assisti a seu show no Palacio das Artes, recentemente e pós-evento, tive o privilegio de encontrar com uma amiga de tantos anos. A conheci em minha também (pois nasci em Juiz de Fora) estimada terra, Nova Era, fruto da amizade que tenho com sua irmã, Carla. Agora, a Nanda, tem entre os próximos projetos, gravar para este blog a minha canção Foice. No mais, apresento e torço. Sucesso Nanda!!!

Terça Poética
Este é um projeto administrado pela belíssima amiga, Patrícia Avellar, dançarina e Diretora do Palacio das Artes e acho interessente que prestigiem. Eu já fui e adorei. Ainda não tive coragem de expor meu trabalho lá por uma timidez pessoal, mas um dia, quem sabe???

Minhas Comunidades no Orkut

João Lenjob

Meu Livro O Cavalo Livre de Tróia

Projeto Mulheres de Lenjob


Outras Fotos

Adriano Souza – Aniversário –2008

Arthur Araújo – Colação de Grau – 2007

Arthur Araújo – Baile – 2007

Atlético x Cruzeiro –2007

Atlético x Juventude – 2007

Baile de Debutantes em Nova Era – 2009

Branco e Keila - Casamento – 2009

Bruno Lage – Aniversário – 2007

Bruno Nastrini – Aniversário – 2007

Camila Souza – Aniversário (O Pau Quebrou) – 2007

Camila Souza – Aniversário (O Pau Quebrou II) – 2007

Camila e Mariana Souza – Aniversário – 2007

Carnaval em Nova Era – 2006

Carnaval em Nova Era – 2009

Copacabana – Reveillon – 2006

Cris Guerra – Lançamento do Livro para Francisco – 2008

Cristiana - Aniversário - 2008

Danielle e Almério – Casamento – 2006

Diene – Aniversario – 2009 (PARCIAL)

I Encontro Marcado - 2008

Fabiana Beltrane e Gibran Cunha – Visita a Minas – 2007 – Em Breve

Familia Carneiro – Terceiro Encontro – 2009

Fernando Costa – Baile – 2007

Geninho - Aniversário - 2008

Helena Carneiro – Aniversário – 2008

Imaculada– Aniversario – 2009

Izabela Siqueira – Baile – 2006

João Lenjob – Aniversário – 2008

João Lenjob – Lançamento do Livro O Cavalo Livre de Tróia – 2006

João Lenjob – Lançamento do Livro O Cavalo Livre de Tróia no Seven Bar I – 2006

João Lenjob – Lançamento do Livro O Cavalo Livre de Tróia no Seven Bar II – 2006

João Lenjob – Lançamento do Livro O Cavalo Livre de Tróia em Nova Era – 2006

Jorge Pires – Formatura – 2007

Júlia e Arthur Nastrini – Aniversário – Em Breve

Juliana e Neto – Casamento – 2006

Júnia e Rodrigo – Casamento – 2008

Juquinha – Aniversário – 2006

Juquinha – Aniversário – 2008

Juquinha – Churrasco Faculdade – 2007

Kiko e Carol – Casamento – 2006

Marcelo Boró e Cláudia – Casamento – 2007

Márcio e Maira – Churrasco – 2008

Michelle - Aniversário - 2008

Natal no Ora Bolas em Nova Era – 2006

Natália - Super Fim de Semana - 2008

Orminda Carneiro – Aniversário – 2008

Poliana Araújo – Aniversário – 2008

Rolling Stones - A Big Band Tour Nova Era – 2006

Rosane Souza – Aniversário – 2007

Seven Bar – 2007

Sexta a Lá Rara - Belo Horizonte - 2007

Sylvia Soares – Casamento – 2006

Teatro - M.O. Eles Não Usam Black-Tie -2009

Toninho Horta e Beto Lopes – Show do Conservatório – 2006

Viagem Belo Horizonte Nova Era - Ida de trem e Volta de Carro – 2008

Viagem Belo Horizonte Poços de Caldas - Encontro CDL – 2009

Vitor Carneiro – Aniversário – 2007

Zé Carlos Andrade – Aniversário – 2008


Um Abraço!

João Lenjob
lenjob@gmail.com



Inicio

8 comentários:

  1. Simone Garcia4/06/2010 7:41 PM

    de todos o mais belo!dev ser por causa do meu estado de espirito...

    ResponderExcluir
  2. AH, PORQUE A VIDA É TÃO CURTA?
    EU QUERI MAIS APRECIAR-TE
    EU TENHO TODO O TEMPO DO MUNDO
    MAS PARECE QUE NÃO TENHO O TEU MUNDO
    AH QUE CULPA TENHO SE TE AMO TANTO?

    COMO QUERIA SER AMADA DA MESMA MANEIRA....

    AMEIIIIIIIIII - SONIA BRICK

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo!Amei!!!

    ResponderExcluir
  5. Lindooooooos os poemas!
    Sua obra está cada dia mais bela. rsrs
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Lindo lindo lindo poema!!!

    bj quesada

    ResponderExcluir