31 março, 2010

Predicativo, Agua Sobre Pedra, Conforto, Obstáculos e No Futuro (1.055)

"João - Lenjob: pessoa sensível, leve, espirituosa! Suas lindas poesias transmitem a simplicidade da vida, os desejos, as conquistas, o belo, a vontade de viver, o possível e também o impossível... meu amigo! Que beleza que suas palavras ecoem aos nossos ouvidos como uma música plena que não se acaba e perdura em nossos corações!" Andréa Furtini - Cantora - Vocalista do Alarido e do Odilara.
Com os primos Russinho e Bernardo - Aniversario do Kiko - Ouro Preto 2010

Predicativo
João Lenjob

Acordo em metominia
Vivo em prosopopeia
E durmo poesia
Te amo em soneto
Te conquisto em prosa
Te caso em conto
E em romance te vivo
Te quero em versos
Te faço em rimas
Te dou um sujeito
Te quero meu predicado
Te encho de predicativos
Sinto-te intenso um adverbio
E aprecio teus adjetivos
E quando te conheci percebi:
Eras a minha somada conjunção.

COMENTEM AQUI

Agua Sobre Pedra
João Lenjob

Toco harpa em arcos
Como se "harpasse" uma ponte
Como se chorasse um rio
E despejasse em correnteza
Rio este sob a ponta da harpa
A qual soletro melodias de um choro
Choro samba, choro chorinho
Choro sozinho, choro em arpa
"Harpo" acompanhando um choro
Sons da agua, sozinham chorando
Agua sobre pedra e folhas
Acordes e ritmos da natureza
Choro sob os arcos feitos de pedra
E sobre o rio "harpante" de uma canção.

COMENTEM AQUI

Conforto
João Lenjob

Sei que hoje é assim
Não falas comigo
E me esperar por obrigação
Como se fosse minha a dívida
E como se ela não tivesses
Me procuras em tua dor
Exacerbas a tua furia
Mas da minha dor sempre foges
Assim reparo a tua falta
Não comigo, mas com a ética
E curiosamente não te desconfortas
Mas conheces bem como tirar meu conforto
Para que eu sinta o que deverias sentir
Ou quiçá chore as lágrimas que são tuas
E quando me afasto estranhas
E mesmo assim não compreendes
E não pensas na correspondeica que não tens.

COMENTEM AQUI

Obstáculos
João Lenjob

Aprendi a me calar quando feliz
E nem explodi nas alegrias
Aprendi a sofrer só em momentos de dor
A não dividir e somente lamentar
Na tristeza costumo até comentar
Procuro ajuda e não acalento
Aprendi a caminhar com sofrimento
Mas sabendo enxergar as flores
E principalmente apreciar
A saber admirar cada broto
Entender como vivem e como se amam
Aprendi a amá-las e não sofrer com isso
Elas dão brilhos diferentes e não obstáculos
Mas infelizmente não curam a dor
Mas sabem amenizar a tristeza.

COMENTEM AQUI

No Futuro
João Lenjob
Tentei de procurar
Nas letras, nos números
Nas rimas e suas contas
Tentei encontrar
No céu e nas estrelas
No mar e também em suas estrelas
Nos buzios e nos votos
No passeio e na agenda
Nos telefones e seus fios
Procurei nos prótons, nêutrons, átomos
Não encontrei na clorofila e nem melanina
Não encontrei na velocidade e nem na luz
Procurei nos sonhos
Nos desejos avistei-te somente
Te encontrei enfim em meu passado
Mas te perdi em meu presente
E não mais encontrei no futuro.




Pessoas, todos bem? Presente para mostrar que eu gosto do mês de abril e muitos sabem por que. Cinco Poemas para vocês. Fiz questão de trabalhá-los muito e para inserir como adendo, que não deixo a qualidade cair. Tenho o maior cuidado com isso. Todos os poemas são completamente diferentes um do outro. Aguardo comentarios.
Quem quiser participar, como a querida amiga e cantora do Alarido e do Odilara Adréa Furtini, com o texto sobre a minha foto, é só enviar para o email lenjob@gmail.com e eu? Valeu Dourado
!!!! Eu, como os mais próximos sabem, já tinha certeza que o BBB era seu. Parabéns!!!
No Recordar é Viver Poeticamente esta semana um dos maiores comediantes brasileiros de todos os tempos. O mineiro Trapalhão Zacarias que está logo abaixo. Eta saudade sô!!!



E para quem está na capital carioca, estive conversando com o grande ator Anselmo Vasconcelos e combinado, acordei de auxiliar na divulgação de sua Oficina de Atuação, que acontece segunda às 18h, no Alfa Barra Clube, Condominio Alfa Barra, na Barra da Tijuca. Grande abraço Anselmo! Conte sempre com este espaço aqui.

O amigo de infancia, junto com seus irmãos, Tales, é um camarada que sabe fazer festa e esta em especial é uma que já fui varias vezes e pasmem: fantasiado. A Santa Fantasia,em Nova Era, sempre foi próxima ao meu aniversario e por diversas vezes prestigiei o amigo e fantasiado. Geralmente eu sempre ia de 'sambista', mas uma única vez, quando morava em Macaé, estado do Rio, não tinha meus acessorios padrões, mas portando sempre a camisa do meu eterno Atlético Mineiro, fui de jogador de futebol, de óculos, boné, claro!! Mas eu tinha que vincular o que tinha com o que podia fazer e deu um atleta meio avacalhado, mas foi muito bom. Tem coisas que valem a pena, né?? A Santa Fantasia é tão bacana que já vi fantasia de tomada, de Bob Esponja e até de caixão. Não é só pra rir. É pra se divertir e muito. Devo aparecer por lá com uma fantasia secreta. Aguardem!!

A minha amiga aqui da capital mineira Isabela Santos é cantora, formada bacharel e mestra. Aqui à direita folder com a apresentação de Serie de Compositores Brasileiros, na voz do Coro Madrigale. O evento será dia 07, próxima quarta-feira, na Fundação de Educação Artística, na Rua Gonçalves Dias, 320, ali no Bairro Funcionarios, quase na Afonso Pena, pouco depois do cruzamento com a Getúlio Vargas. Facinho de entrar. Os ingressos estarão a venda no local. As moças do grupo não são as cantoras do Radio, mas no dia marcado elas vão cantar e encantar o público somente com músicas brasileiras. Tendo a oportunidade, compareçam e preservem a nossa cultura. Mais informações no blog da propria Isabela, http://isabelacantora.blogspot.com.

A minha querida amiga carioca Ana Cristina Campagnoli está produzindo a peça que divulgo aqui hoje. Ela, de uma costumeira gentileza, generosamente me convidou para assistir, mas a distancia não foi muito grata, embora também não ingrata porque o Rio é uma capital super perto de Belo Horizonte. Mas deixa pra outra oportunidade. O espetáculo ficará em cartaz praticamente em todos os meses de abril e maio, no Teatro Vanucci, Shopping Gávea, lá pertinho da Lagoa e do Hipódromo, facinho de localizar e se chama Vale Coxinha. Podem ir, ok?

Quem também começou a divulgar aqui o seu trabalho foi uma das mais belas atrizes e profissionais do Teatro de Belo Horizonte. A minha querida amiga Beatriz França é também muito reconhecida pelo talento que tem. O trabalho ao lado corresponde a uma obra de Marcelo Xavier e ficará em cartaz em Belo Horizonte na semana que vem, nos dias 10 e 11 de abril, no Teatro Dom Silvério, ali no São Pedro, às 16h. Lembrando que o espetáculo, chamado O Folclore do Mestre André é produzido pela Companhia Candongas e com preços super populares. Não é pra perder. Mais informações no http://www.ciacandongas.com.br.

A minha queridíssima amiga paulista e super linda e companheira Ana John, D.J. de ponta da capital paulista apresenta agora, conforme flyer ao lado, sua apresentação na nova casa, inspirada na modernidade industrial de Nova York com a sofistificação europeia, Gold Lounge, no Jardins. Ana convida para o show, dia 1º de Abril, de uma noite que terá também Acid Jazz, Electro Bossa, Soul, Chill Out, dentre outros. As reservas poderão ser feitas através do telefone 11 3061 0660 e as informações nos sites http://www.goldlounge.com.br e http://www.anajohn.com.br.


Falei da encantadora Beatriz França acima e aqui novamente veiculo o seu trabalho junto às talentosas e conceituadas atrizes mineiras Ana Haddad, Brisa Marques, Mariana Maioline e Renata Cabral que gravaram o video, que pode visto clicandoAQUI num edital de Residencia Artística no Jaca Arte e aqui deixo disponível para a apreciação de todos. Trata-se de um processo artístico sobre as costureiras do Jardim Canadá, aqui na região metropolitana de Belo Horizonte, em interface com o mito de Penépole de Ulisses. É interessante e acho sim que vale a pena dar uma verificada. Ponto pra arte mais uma vez.


A minha amiga Liliane de Paula é uma das organizadoras do CINEfoot - Festival de Filmes de Futebol, que terá suas inscrições abertas até o dia 06 de abril e
é o primeiro festival de cinema do Brasil com abordagens conceitual e curatorial completamente exclusivas sobre a maior paixão nacional: o futebol. O festival alia a emoção do futebol à magia do cinema, levando às telas imagens que ocupam o imaginário dos brasileiros e que inspiram inúmeras gerações. O CINEfoot será realizado de 27 a 30 de maio de 2010, no Rio de Janeiro, exibindo curtas e longas metragens nacionais. Consulte o regulamento em www.cinefoot.org e escale o seu filme nesta verdadeira seleção brasileira.

Recordar é Viver Poeticamente
video


Parabéns aos aniversariantes de março!! Felicidades poéticas!!!
Aproveitando a ocasião, abaixo um video que minha irmã Cristiana ganhou de presente quando completava mais um ano. Espero que gostem do presente da Cacau.
video


Pimenteria
A Andreza Nazareth, minha socia no projeto e na revista Versos e Traços abriu junto à amiga Carolina Bottura este Espaço Cultural belíssimo, em Belo Horizonte. Visitem, conheçam, apreciem as obras e a iniciativa. Abaixo fotos. Vamos apimentar!!!






Nova Era Galo
Esta camisa abaixo foi feita com o intuito de divulgar a camisa que une o Atlético Mineiro aos atleticanos da cidade de Nova Era. Eu quero agradecer ao primo Zé Roberto pelo presente e aqui retribuir com este catálogo feito com a amiga e modelo Renata. Quem quiser adquirir a "camisa personalizada", procure o Zé Roberto no Magazim São José em Nova Era ou entre em contato comigo aqui em Belo Horizonte, através do e-mail joaolenjob@terra.com.br.

Ester Campos
video

Agora, além da participação aqui no blog da Nanda, tem também da ESTER CAMPOS, cantora daqui de Belo Horizonte, que está, aos poucos, atingindo seu espaço cultural no espaço nacional dos grandes. Esta linda, doce e generosa amiga, que sempre me atendeu com uma atenção especial e carinhosa, vai gravar uma canção composta por mim, que em breve postarei aqui. Neste video ela canta "Visíveis a Olhos Nus" e mandou muito bem. Vocês poderão conhecer em breve nas lojas o seu disco 'Contornos'. Se vocês estão aí curiosos com a impressão de já terem a visto, não estão errados. A bela dama faz parte do elenco da Banda do Faustão e para conhecer mais ainda do seu tão talentoso trabalho, entrem AQUI. Obrigado Ester!! Espero que tudo dê certo pra você e pra gente.

A juizdeforense Nanda Cavalcante é uma das maiores cantoras do Brasil hoje. Falo isso com toda certeza do mundo. Assisti a seu show no Palacio das Artes, recentemente e pós-evento, tive o privilegio de encontrar com uma amiga de tantos anos. A conheci em minha também (pois nasci em Juiz de Fora) estimada terra, Nova Era, fruto da amizade que tenho com sua irmã, Carla. Agora, a Nanda, tem entre os próximos projetos, gravar para este blog a minha canção Foice. No mais, apresento e torço. Sucesso Nanda!!!

Terça Poética
Este é um projeto administrado pela belíssima amiga, Patrícia Avellar, dançarina e Diretora do Palacio das Artes e acho interessente que prestigiem. Eu já fui e adorei. Ainda não tive coragem de expor meu trabalho lá por uma timidez pessoal, mas um dia, quem sabe???

Minhas Comunidades no Orkut

João Lenjob

Meu Livro O Cavalo Livre de Tróia

Projeto Mulheres de Lenjob


Outras Fotos

Adriano Souza – Aniversário –2008

Arthur Araújo – Colação de Grau – 2007

Arthur Araújo – Baile – 2007

Atlético x Cruzeiro –2007

Atlético x Juventude – 2007

Baile de Debutantes em Nova Era – 2009

Branco e Keila - Casamento – 2009

Bruno Lage – Aniversário – 2007

Bruno Nastrini – Aniversário – 2007

Camila Souza – Aniversário (O Pau Quebrou) – 2007

Camila Souza – Aniversário (O Pau Quebrou II) – 2007

Camila e Mariana Souza – Aniversário – 2007

Carnaval em Nova Era – 2006

Carnaval em Nova Era – 2009

Copacabana – Reveillon – 2006

Cris Guerra – Lançamento do Livro para Francisco – 2008

Cristiana - Aniversário - 2008

Danielle e Almério – Casamento – 2006

Diene – Aniversario – 2009 (PARCIAL)

I Encontro Marcado - 2008

Fabiana Beltrane e Gibran Cunha – Visita a Minas – 2007 – Em Breve

Familia Carneiro – Terceiro Encontro – 2009

Fernando Costa – Baile – 2007

Geninho - Aniversário - 2008

Helena Carneiro – Aniversário – 2008

Imaculada– Aniversario – 2009

Izabela Siqueira – Baile – 2006

João Lenjob – Aniversário – 2008

João Lenjob – Lançamento do Livro O Cavalo Livre de Tróia – 2006

João Lenjob – Lançamento do Livro O Cavalo Livre de Tróia no Seven Bar I – 2006

João Lenjob – Lançamento do Livro O Cavalo Livre de Tróia no Seven Bar II – 2006

João Lenjob – Lançamento do Livro O Cavalo Livre de Tróia em Nova Era – 2006

Jorge Pires – Formatura – 2007

Júlia e Arthur Nastrini – Aniversário – Em Breve

Juliana e Neto – Casamento – 2006

Júnia e Rodrigo – Casamento – 2008

Juquinha – Aniversário – 2006

Juquinha – Aniversário – 2008

Juquinha – Churrasco Faculdade – 2007

Kiko e Carol – Casamento – 2006

Marcelo Boró e Cláudia – Casamento – 2007

Márcio e Maira – Churrasco – 2008

Michelle - Aniversário - 2008

Natal no Ora Bolas em Nova Era – 2006

Natália - Super Fim de Semana - 2008

Orminda Carneiro – Aniversário – 2008

Poliana Araújo – Aniversário – 2008

Rolling Stones - A Big Band Tour Nova Era – 2006

Rosane Souza – Aniversário – 2007

Seven Bar – 2007

Sexta a Lá Rara - Belo Horizonte - 2007

Sylvia Soares – Casamento – 2006

Teatro - M.O. Eles Não Usam Black-Tie -2009

Toninho Horta e Beto Lopes – Show do Conservatório – 2006

Viagem Belo Horizonte Nova Era - Ida de trem e Volta de Carro – 2008

Viagem Belo Horizonte Poços de Caldas - Encontro CDL – 2009

Vitor Carneiro – Aniversário – 2007

Zé Carlos Andrade – Aniversário – 2008


Um Abraço!

João Lenjob
lenjob@gmail.com



Inicio

11 comentários:

  1. Parabéns João!! Sua obra ta cada dia mais apurada... Perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Olá primo João, gostei muito das poesias, posso dizer que adorei. acabo de ler todas, começando pelas 3 primeiras e e em seguida as outras OK.
    Parabéns, continue assim.
    Aquele abraço do primo e amigo
    Ismael

    ResponderExcluir
  3. Lindo, lindo, lindo!
    Parabéns por esse talento enorme João!
    Que seu caminho seja sempre iluminado!
    Beijo, Renatinha.

    ResponderExcluir
  4. Muito Linda primo :D

    ResponderExcluir
  5. Oi, João!!
    Não consegui comentar em cada poema! Então segue um comentário apenas:
    1- Adorei seus novos poemas! Predicativo foi o q mais gostei!!Parabéns! Entrou bem no mês de abril!!
    2- Decepcionei-me com vc... rsrsrsrs... vc gosta de BBB? rsrsrsrs....
    beijos e tudo de bom! Luciana

    ResponderExcluir
  6. Como disse o nosso amigo Gustavo ..sua obra está cada dia mais apurada.Tá perfeiiiiiiiita!AMO AMO AMO TODAS!!Parabéns João ; )

    ResponderExcluir
  7. Cada dia que passa vc me surpreende mais!!! Lindas palavras vindas de uma pessoa maravilhosa!! Torço pela sua felicidade, e que vc continue encantando todos com seus poemas!!!Parabens pelo talento!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, João!
    Adorei seus poemas novos!
    Parabéns!
    Beijos
    Marina

    ResponderExcluir
  9. VOCÊ SE SUPERA A CADA DIA,PODERIA DIZER MIL COISAS SOBRE SUA POESIA MAS SEI Q VOCÊ NÃO VIVE DE MODESTIA E SABE QUE ¨VC É BOM PRA CARAAALHO¨BJUS

    ResponderExcluir
  10. Assim como me pediu por e-mail, to postando meu comentário... Você, a cada dia me surpreende com seus poemas... Adoro ler, e é um prazer poder estar fazendo parte do seu ciclo de amigos, e poder comentar seus feitos... Eu, não tenho nada prá postar aki em seu blog, a não ser, as vzs participo de alguma exposição de fotografia, + no momento não to, + se puder, gostaria de divulgar um trabalho do meu professor Helcio Peynado, já ouviu falar dele? Ele tá fazendo no mês de junho um Workshop de Casamento. Esse ano eu não iriei participar, + ano que vem, se Deus quiser! Ah, lembrando que esse mês é o mês de Abril, todos lembram de Páscoa, rescurreição de Jesus Cristo... Chocolates...rs Aproveito prá desejar uma ótima Páscoa a Todos! E outra coisa, não sendo muito 'exibida', folgada, ou seja lá o que...rsrs Queria dizer que esse mês também é o mês do meu niver...rsrs To ficando velhinhaaaa!!! rsrsrs + enfim, lhe parabenizo novamente pelo seu trabalho, que Deus te abençõe e ilumine sempre, em todos os seus feitos, ou o que você venha a fazer futuramente também!!! Felicidades!!!! Bjins!!!

    ResponderExcluir